5 de setembro de 2011

Zootecnia, a profissão da Produção Animal e do Agronegócio.

A Zootecnia foi criada pelo Conde de Gasparín em 1843 que associou as palavra Zoo: Animal e techne: Tecnica, com interrelação com a Arte. Ou seja, a Zootecnia é a Arte de criar animais domésticos e silvestres aliando conhecimento técnico com a arte de criar e produzir

Os Zootecnistas são responsáveis por todas as atividades de uma fazenda, e também por aquelas relacionadas à comercialização e logística. Na fazenda, uma das suas funções é a seleção de matrizes e reprodutores, para melhoramento genético, escolhendo os animais a serem cruzados de acordo com as características que se quer implantar no rebanho. Em conseqüência, vem a reprodução, a parte mais importante da pecuária, pois é a partir daí que será determinado o futuro do rebanho e comercial da fazenda, pois a produção é um subproduto da reprodução. Nessa fase, o Zootecnista atua como pré-determinador do animal gerado desse cruzamento. Ele é capaz de enxergar as progênies (filhos) apenas olhando para seus possíveis pais, podendo assim obter o produto final do jeito que desejar: menor ou maior comprimento, maior ou menor arqueamento de costela, aprumos, características raciais e etc. É ele que planeja o período no qual a fêmea será coberta, quando irá parir novamente, qual o melhor método de cruzamento para aquela situação e aquele animal: Inseminação artificial ou Monta Natural, o período em que o bezerro será separado da sua mãe, entre outros. Tudo isso para que o rebanho esteja em uma uniformidade, e assim possa manter uma média de produção mensal.

Todos esses animais precisam de uma alimentação balanceada para que mantenham um ganho de peso diário considerável, uma dieta específica para o período de prenhes, de desmama, de pré e pós-parto e que possam chegar ao abate o mais precoce possível, elevando assim a qualidade da carne, diminuindo os custos e aumentando os lucros. Essa é a fase mais delicada de todo processo, e por isso exige maior atenção dos Zootecnistas: economia e finanças. São eles que PLANEJAM as finanças da fazenda: quando e como comprar e vender, como diminuir o desperdício, qual a cultura a ser empregada, o momento em que será plantado, qual será o capim a ser plantado, qual ração será mais em conta e se ela sairá em conta, e tudo isso levando em consideração o bom senso das condições financeiras, climáticas, de comércio, de solo e de disponibilidade de bens da natureza como a água. Ou seja, eles são os responsáveis pelo planejamento, administração e economia da propriedade.

Os Zootecnistas também são responsáveis pelo bem estar dos animais, criando e modificando instalações, prezando pelo conforto térmico, pela disponibilidade de alimento e água, pela higiene e pelo controle de parasitas nas mesmas. E por falar em parasitas, nós prevenimos as sanidades, através da alimentação, vacinação, da higiene das instalações, como mencionado anteriormente, e do controle do rebanho.

Fora da propriedade, os Zootecnistas também trabalham com logística e representação comercial de produtos agrícolas, prestando um serviço diferenciado: venda e assessoria, dando o suporte necessário ao cliente para o melhor aproveitamento do produto. Além de poder ingressar na vida acadêmica, podendo levar conhecimento aqueles que representarão o futuro da nossa profissão.

A Zootecnia é ainda uma profissão pouco valorizada pela sociedade, mas para nós Zootecnistas isso tão pouco importa, pois isso abrilhanta e dignifica ainda mais o nosso trabalho, que mesmo sem o devido reconhecimento não medimos esforços para fazê-lo. Passando dias e noites acordados em pesquisas, estudando, nos empenhando para melhorarmos cada vez mais a agropecuária, aumentando a qualidade e diminuindo os custos de produção, para que essa redução seja repassado diretamente nos preços desses produtos para o consumidor. E a nossa recompensa e o nosso muito abrigado da Sociedade, é ver a acessibilidade de todas as classes aos derivados de proteína animal, aquela mesma que nós planejamos cada etapa minuciosamente para que ali chegasse, e consequentemente a mais importante, essa a mais gratificante de todas: a redução dos índices da FOME no mundo.

“Na luta incansável contra a fome, nós Zootecnistas planejamos a pecuária, levando junto o Amor pelos animais e o respeito pelo meio ambiente.”

Escrito por: Júlison César - AgroblogRN

33 comentários:

  1. ficou muito bom parabéns é assim que mostramos nosso trabalho sou zootecnista.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rogério. Os elogios de vocês que me fizeram voltar a postar no blog.
    Inclusive esse texto eu fiz porque muitos me pediram para que fizesse, pois muita gente não sabia o que de fato era e fazia um Zootecnista. Espero ter correspondido, e qualquer erro desculpa, foi meu primeiro texto, e se gostarem farei mais, e sempre tentando melhorar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Zootecnista termina com ''Ista'' por três principais grandes motivos,o ''Geneticista,o Economista e sobretudo o Nutricionista'',salve a Zootecnia !!

    ResponderExcluir
  4. Aiiin Juju você falou básicamente tudooo, muito bom mesmo esse texto. Uma linguagem simples e clara. Espero que muitos tenham a oportunidade de ver esse Blog, de ler esse texto para que assim possam ter uma visão maior e melhor sobre a Zootecnia que ainda é pouco reconhecida assim como você comentou. Meus Parabéns, continue sempre assim e SUCESSO para todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Adorei!Espero que muitas pessoas leiam e parem de perguntar "zoo-o-que?"

    ResponderExcluir
  6. Obrigado mais uma vez a vocês, pelos comentários e pelos elogios. Esse era o meu verdadeiro intuito, levar nosso dia a dia com uma linguagem simples e clara, para que aqueles que ainda não sabem o que realmente nós fazemos, passe a entender a nossa importancia e a nos ver com outros olhos.
    Obrigado Luiz, Natalia e Elisa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. muito bom julison vc a cada dia nos surpreendendo!

    felipe andrade!

    ResponderExcluir
  8. Aew Juju, colocou pra descer, ARRASOU!! Tem profissão melhor que essa não, vunn?! by: Thatá

    ResponderExcluir
  9. Juju Parabéns pelo o texto descreveu perfeitamente a Zootecnia , e como nos orgulhamos e nos esforçamos pela a profissão que escolhemos O/

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Felipe, Tayane e Larissa. Vamos continuar na luta pela nossa Zootecnia. Abraço e mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Júlison, é lendo matérias como essa que sinto orgulho da profissão que abracei.
    Forte abraço.
    Bismarck

    ResponderExcluir
  12. Bela descrição de nossa profissão. Apesar de nos ultimos anos não estar mais atuando como zootecnista nunca deixei de sê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Realmente muito bom o texto, precisamos de mais material como este que divulga as aptidões de um zootecnista, gostaria se possivel que escrevessem mais e divulgassem o blog. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Meu amooooooooooor...
    Parabens simplismente ficou maravilhoso, adorei os seus argumentos, vc se saiu muitoo bem.
    Estou muito orgulhosa de vc, continue assim se empenhando e dando tudo de si, tenha certeza que o resultado sera maravilhoso!!
    Parabens :D

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Bismarck e J.E.Alayon, tentei resumir ao maximo o que fazemos, pq essas citadas são algumas poucas das nossas tantas atribuições.
    Obrigado Emmanuel, pode deixar que iremos está sempre atualizando o blog e devido a boa aceitação desse meu primeiro artigo continuarei escrevendo sim.

    ResponderExcluir
  16. Eita Júlison, arrasou ! kkkk
    Está de parabéns,conseguiu transmitir de maneira clara o que realmente é a zootecnia mostrando ao mesmo tempo que a mesma não é valorizada, mas que nem por isso as pessoas desistem dela, eu desisti por saber que não era realmente algo que eu queria, mas admiro muito a área e por ter desitido, não saio por aí dizendo que o curso é ruim e coisa e tal, pelo contrário, falo que é apaixonante e de suma importancia para nossa sobrevivencia.
    Gostei mesmo do texto, espero que vc possa fazer mais alcançando assim o que vc almeja transmitindo sempre de maneira objetiva as suas ideias,como feito nesse texto. Parabéns , sucesso sempre meu amigo!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo texto. Nossa profissão precisa de divulgação assim, com responsabilidade. Apesar de sermos responsáveis por grande parte do sucesso do Brasil na economia mundial, muita gente ainda não nos conhece.
    Grato pela divulgação.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, Júlison! Ficou muito bom, esclarece e promove nossa profissão! Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Fernanda, é bom saber que mesmo você tendo desistido da Zootecnia vc admira nossa profissão.
    Obrigado Edgar, e é verdade, com tamanha importância para a economia nacional, e consequentemente responsaveis pelo crescimento do nosso país, ainda não somos devidamente reconhecidos. Mas estamos na luta.
    E Viviany, a você dispenso comentários, muito obrigado a você que sempre me apoia e me ajuda para que possa crescer na Zootecnia.
    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  20. A essencia da zootecnia está ai.
    e sem dúvidas é uma profissão indispensável !

    Grande julison ...
    Parabens cara !

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Hênio, mais um que deixou a Zootecnia e ainda assim admira e reconhece nossa profissão.
    Sucesso na veterinária meu amigo.

    ResponderExcluir
  22. Themístocles Tácito - Zootecnista13 de setembro de 2011 às 12:01

    Parabéns, Júlison.

    " Não haverá um dia sequer sem que eles atravessem nossos pensamentos. A partir deles conseguimos buscar inspiração para a via e entender nossa verdadeira missão"

    ResponderExcluir
  23. Adorei, Parabéns pelo trabalho, realmente muito bom!

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Themístocles e parabéns a você também, o mais novo Zootecnista no mercado. Sucesso.
    E muito obrigado Letycia, é assim que vamos divulgando a Zootecnia aos poucos.

    ResponderExcluir
  25. Shooowww primooo =D Muito bom. Explica muito para nós leigos. Parabéns =) Ass. Laiana Fernandes

    ResponderExcluir
  26. Meu primo lindo...
    Parabens, adorei os seus argumentos,ficou ótimo.
    Estou muito orgulhosa de vc, continue assim se empenhando em seus objetivos, dessa forma ira conquistar a realidade desejada!
    Parabénss :D Laura Fernandes

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Julison...

    Apesar de ter deixado de lado essa profissão tão linda e tão pouco conhecida, admiro muito a profissão e os profissais da área =)

    São pessoas como você que a Zootecnia precisa para se expandir e ser reconhecida... Pessoas/profissionais que tenhaa AMOR e ORGULHO pelo que faz e bote o nome da Zootecnia pra todo mundo saber o devido valor desse profissional tão importante na economia mundial e na nutrição humana =)

    como diz aquela frazesinha...

    "Já se alimentou hoje? Agradeça a um Zootecista"

    ResponderExcluir
  28. Julison parabéns pelo empenho, você definiu muito bem a nossa profissão amada ;D

    Abraço!
    Vitória.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns Júlison! Adorei, ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  30. Obrigado a vocês, fico feliz em saber que tô conseguindo atingir meu objetivo principal que era transmitir com facilidade a importância da Zootecnia.

    ResponderExcluir
  31. Júlison parabéns pelo conceito da nossa profissão.
    Ficou muito bom mesmo!
    Continue assim que você vai longe.
    Bjhus

    ResponderExcluir
  32. Obrigado Priscila. E pode deixar que continuarei sim.

    ResponderExcluir
  33. Isso sim é uma síntese de respeito!
    Caro Júlison, dá orgulho saber que pessoas como você existe! Tá de parabéns pelo texto e pelo blog.
    Grande Abraço!

    Minha Vida na Zootecnia (www.zoovet.blogspot.com)

    ResponderExcluir