20 de setembro de 2011

Embrapa lança milho adaptado à seca em Feira no Nordeste.


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolveu uma nova variedade de milho que trará vantagens para os produtores que precisam lutar contra a seca, principalmente no nordeste.

Apresentado durante o Semiárido Show em Petrolina (PE), o milho BRS Gorotuba tem ciclo precoce, precisa de pouco investimento no cultivo e já está entre as cultivares indicadas pelos estudos do zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura.

Entre as principais características da variedade, está o seu ciclo de desenvolvimento precoce, com até menos 20 dias no tempo de maturação.

O período curto faz com que a variedade fique menos tempo exposta à escassez de água e, dessa maneira, corra menos risco de perder produtividade por fatores pluviométricos.

Além disso, o Gorotuba é uma cultivar rústica, que exige menos insumos agrícolas e resulta em uma produção mais barata e ideal para o cultivo por agricultores familiares.

Por ser uma boa opção para o escalonamento do plantio, permite ao produtor atender as exigências em cultivos tardios, em regiões como a do agreste nordestino.

A técnica geralmente é recomendada para estiagens, escassez ou irregularidade da distribuição das chuvas, situação em que os produtores devem utilizar diferentes cultivares para evitar perdas totais ao longo da evolução da lavoura.

A vantagem de observar as recomendações do estudo no cultivo é que o zoneamento é utilizado como subsídio na aprovação de crédito rural pelos bancos.

Fonte: SouAgro, com adaptação pelo AgroblogRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário