10 de setembro de 2011

Por que controlar os custos de produção?


As margens de lucro por unidade vendida estão cada vez menores em todos os ramos do agronegócio, nos forçando a trabalhar com mais eficiência e maior escala. No entanto, o aumento da escala de produção requer maior refinamento na gestão do negócio e, as análises zootécnicas, gerenciais e financeiras são os elementos fundamentais para a maximização dos resultados.
O cálculo do custo de produção é uma ferramenta de suma importância para o produtor que pretende acompanhar a constante evolução de sua empresa. Dentro desta evolução destaca-se a competitividade que ocorre em todos os setores no cenário econômico mundial. De posse de várias informações que o controle de custos nos permite ter, o responsável pela gestão de custos terá maior fundamentação para tomada de uma decisão adequada a fim de melhorar seu sistema de produção. Com essas informações o responsável terá um maior conhecimento, podendo gerir a empresa de maneira mais consciente e modificar seu sistema quando necessário.
É observado em muitas propriedades que o simples fato de controlar custos faz com que toda equipe passe a dar mais importância a detalhes que antes passavam despercebidos. Ação gerencial, entendimento e análises das operações, correta distribuição de funções onde todos os participantes do processo produtivo conhecem seu papel e o estabelecimento de metas financeiras e produtivas podem levar a uma melhoria na postura capaz de, por si só, reduzir custos.
A utilidade mais ampla do controle de custos é a avaliação econômica da atividade. Com um bom controle pode-se, ao final de um período, avaliar o desempenho econômico. Essa avaliação é importante para que se visualize a sustentabilidade da atividade.
Quando se apura a necessidade da empresa, é hora de buscar o foco inicial do trabalho, traçando, junto ao gestor, um cronograma que definirá qual o método a ser utilizado. Este cronograma nada mais é que o espelho da necessidade da empresa. Isto define em que ponto será o início do trabalho. Assim, procura-se qual o custo em R$/unidade produzida (controle de custo), se o interesse é dar foco ao caixa da empresa, programando recebimentos e pagamentos (fluxo de caixa), ou ainda focar no ponto que apresenta o comportamento da empresa dentro de um período estabelecido (orçamento anual), podendo traçar estratégias de venda de animais e compra de insumos para manter o caixa estabilizado.

Fonte: Revista Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário