23 de setembro de 2011

Agro Brasileiro Será o Motor do Mundo nos Próximos Anos.


Os números do crescimento populacional mundial são a grande preocupação do ex-ministro da Fazenda Rubens Ricúpero. Com uma expectativa de crescimento ininterrupta até 2100, quando deve atingir a marca de 10,1 bilhões de habitantes, o mundo terá, cada vez mais, necessidade de produtos de matéria-prima para abastecer os grandes centros. “Combustível, alimento e fibra são as três principais necessidades para um planeta em expansão. O Brasil tem riquezas e capacidade de produção nas três áreas e, por isso, acredito que seremos os grandes fornecedores mundiais daqui 20 ou 30 anos”, diz.

Ricúpero participou da palestra de encerramento do 8º Congresso Brasileiro do Algodão & Cotton Expo 2011, realizado em São Paulo, entre os dias 19 e 22 de setembro, por onde passaram mais de cinco mil pessoas. Segundo Ricúpero, a demanda por matéria-prima virá, principalmente, de países com alta taxa de fertilidade na Ásia e na África como Índia, China, Paquistão, Nigéria, Egito e Tanzânia. “Só a Índia terá 1,7 bilhão de pessoas em 2060”, revela.

O ex-ministro avalia que o momento de crescimento brasileiro deve partir de agora, quando o país passa por um momento razoável em relação aos sofrem com as crises. “Não vivemos um momento extraordinário, como disse recentemente a presidente Dilma Roussef. Estamos em um momento razoável, melhores que o resto do mundo”, afirma.

O crescimento brasileiro nos últimos anos, a forte demanda interna, a paz social e uma leve melhoria de juros e câmbio são, na opinião do ex-ministro, os fatores que mantém o Brasil acima dos outros países. “No entanto, a inflação e nosso péssimo sistema político são os que mais assustam para uma virada negativa”, conclui.

Fonte: Revista Globo Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário