22 de junho de 2011

Seleção Genética de Bovinos Avança com Uso de Marcadores Moleculares.

A necessidade de um aumento de produtividade tem levado a substituição de muitas raças “locais” (também denominadas por nativas ou naturalizadas), por raças exóticas, isto é, selecionadas mais recentemente em alguns países situados em regiões temperadas. No entanto, apesar de algumas raças locais apresentarem menores níveis de produção são muito mais adaptadas às regiões tropicais, pelo fato de terem sido naturalmente selecionadas ao longo de mais de 500 anos.

Portanto, esses animais devem possuir um pool gênico que lhes permitiu sobreviver às condições adversas, cujas informações servirão para elucidar questões importantíssimas relacionadas à sua alta rusticidade e adaptação às condições adversas.
Algumas raças vêm sendo objetos de pesquisa, que vai desde a sua identificação, caracterização morfológica e produtiva até estudos de caracterização genética, conservação e melhoramento.

Os resultados desses estudos realizados em algumas raças locais, exemplificando a Caracu, que se encontrava em situação vulnerável, permitiram aumentar o tamanho de seu efetivo populacional. Segundo Trovo e Duarte (1981), para se obter sucesso no desenvolvimento de uma raça é fundamental a união dos criadores em associação de classes, o estabelecimento de provas zootécnicas bem orientadas e, como conseqüência, o maior intercâmbio entre os plantéis, de reprodutores com potencial produtivo reconhecidamente superior.

Sabe-se que a adoção de critérios de exploração, se mal orientada, e principalmente, a introdução de “novos genes” em larga escala pelos criadores, podem resultar em perda irreparável do material biológico existente.No entanto, muitas populações de raças “locais” estão sendo substituídas através de cruzamentos absorventes com outras raças mais produtivas, sem mesmo terem sido estudadas.

 As análises de variabilidade genética com a utilização de marcadores moleculares fornecem informações importantes quanto à estrutura populacional, às relações genéticas entre raças, podendo ser expressas pelas estimativas de distâncias genéticas e índices de diversidade, sendo extremamente importantes para as decisões a serem tomadas em programas de conservação de recursos genéticos e melhoramento. A caracterização genética dessas raças “locais” por meio de marcadores moleculares de interesse econômico poderia também contribuir para a sua expansão, agregando valores comerciais aos recursos genéticos, cujos temas serão abordados durante a nossa apresentação.

Conteúdo
Marcador molecular
Polimorfismo de proteínas
A técnica de PCR
Microssatétlites
Diversidade genética
Marcadores moleculares de interesse econômico

Conclusões
Um número extraordinário de marcadores moleculares está disponível para o estudo de conservação. O tipo de marcador a ser utilizado depende do problema a ser investigado e, principalmente do tamanho da amostra, da especificidade do marcador e de seu conteúdo de informação.

O endocruzamento e a deriva genética são os principais causadores da perda da variabilidade nas populações. Tanto a deriva genética e o endocruzamento dependem do tamanho efetivo populacional. Os marcadores moleculares podem auxiliar no manejo de populações ameaçadas de extinção, permitindo estimar parâmetros genéticos capazes de monitorar o tamanho efetivo populacional bem como manter a variabilidade intra-populacional.

A caracterização genética de raças “locais” por meio de marcadores moleculares de interesse econômico poderia contribuir para a sua expansão, agregando valores comerciais aos seus produtos.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios / Instituto de Zootecnia Nova Odessa – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário