14 de junho de 2011

Marca Simental Brasileiro será lançada na Feicorte.

A Feicorte 2011, que reúne 4 mil cabeças de gado no Centro Imigrantes, em São Paulo, dá início nesta terça-feira (14/06) à sua programação de leilões. Serão ofertados cavalos mangalarga e gado canchim. “A cidade de São Paulo reúne os maiores investidores do agronegócio brasileiro. Esse motivo levou a Feicorte a se consolidar como importante ponto de comercialização de gado fino”, afirma José Eduardo Matuck, diretor da Nova Leilões, que organiza o remate de canchim.
E tem muitas novidades na Feicorte. Um grupo de 18 criadores vai lançar nesta sexta-feira (17/06), uma nova marca da raça simental no país. É a Simental Brasileiro. Esses criadores são de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. “Essa nova marca está sendo aprimorada também para o cruzamento industrial devido à rusticidade”, explica Mario Aguiar, que faz parte do grupo.
Já a Embrapa Transferência de Tecnologia, de Brasília, e a AnimallTag, divisão da empresa Korth, lançam nesta quarta-feira (15/06) o Tag Ativo, um sistema patenteado para identificação e monitoramento do trânsito de animais. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, que realiza pesquisas para a rastreabilidade de produtos agropecuários e permite conhecer como é produzida a carne bovina e por onde ela passou, desde a fazenda até o frigorífico.
Segundo a Embrapa, o sistema permite identificar o animal por radiofrequência (similar ao utilizado nos pedágios “Sem Parar” das rodovias paulistas) que contribui para a rastreabilidade do animal do nascimento ao abate. Ele trabalha em frequências maiores que a dos brincos eletrônicos e é fixado ao caminhão de transporte, do lado externo. O leitor fixo é posicionado nos pátios de fiscalização das barreiras sanitárias e nos frigoríficos.
Segundo Carlos Machado, diretor comercial da Korth, o Tag Ativo pode ser lido com o caminhão em movimento permitindo que um fiscal conheça todos os dados do transporte, como quantidade de animais, identificação de cada um deles, idade, procedência e destino.
 
Fonte: Globo Rural Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário