2 de novembro de 2011

Com o Boi Na Sombra.


Pode parecer brincadeira, mas nunca um trocadilho fez tanto sentido. O célebre ditado “fulano colocou o burro na sombra”, tem tudo a ver com a pecuária brasileira. Mas ao invés do burro, criadores estão empenhados em colocar mesmo é o boi na sombra. Literalmente.

Isso porque um projeto da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) quer incentivar pecuaristas de todo o Brasil a investirem em áreas sombreadas nos pastos. Além de garantir bem-estar aos animais, a iniciativa pode gerar lucros extras com a comercialização de madeira, sem falar nos benefícios para a terra, evitando erosão.

Para João Gilberto Bento, superintendente de marketing da ABCZ, um projeto com este foco vai ajudar a transformar as áreas de pastagens brasileiras em verdadeiros bosques. Com isso, a pecuária brasileira quer mostrar ao mundo que é uma das atividades que mais pode contribuir para a proteção das florestas.


“E o gado vai pastar saudável embaixo dessas árvores”, diz Bento.  Ele conta que há cinco anos a ABCZ vem desenvolvendo programas voltados para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente e agora está discutindo quais serão as melhores ações para o projeto de sombreamento.

Mesmo antes de se falar em preservação e desenvolvimento sustentável, há 25 anos, o pecuarista Jovelino Carvalho Mineiro faz o manejo das pastagens de sua fazenda Sant’Anna em Rancharia, (SP). Ele faz o consórcio da área com o plantio de eucaliptos na linha das cercas. O espaçamento de um metro entre uma planta e outra possibilita que a árvore cresça e que haja áreas sombreadas nos quatro cantos do piquete.

“Com isso garantimos sombra aos animais, bem estar do rebanho e madeira para comercialização”, explica o pecuarista, que a cada quatro anos retira lascas da madeira das árvores e depois de mais alguns anos, faz o corte da madeira para venda. “A cada ciclo desses fazemos a reposição das árvores e reformamos as pastagens, plantando amendoim e sorgo”, conta.
Quem também se dedica a preservar a fazenda e garantir o bem-estar dos animais desde o final dos anos 80 é Arnaldo de Souza Machado Borges. Dono da Fazenda Ipê Ouro, no triângulo mineiro, ele diz que anualmente faz o plantio de aproximadamente 500 mudas de espécies frutíferas na propriedade em forma de bosques e tem 12 quilômetros de cercas vivas com o jambolão, para proteger o pasto de uma rodovia que corta a fazenda.

“Os bosques são mais viáveis, porque protegem os animais de chuvas e vendavais e as árvores resistem por mais tempo”, explica. Borges conta que escolheu plantar as árvores frutíferas próprias da região, para contribuir na recuperação da flora.

Além disso, essas árvores, mais baixas e achatadas do que variedades como o eucalipto, por exemplo, têm pouca atratividade de raios durante tempestades. “Assim os animais ficam mais seguros. Tanto que agora, as vacas estão parindo no bosque, para proteger os bezerros de predadores também. Até a mortandade de recém-nascidos diminuiu”, diz.

Outro ponto favorável da consorciação entre pastos e floresta está no solo. “A terra fica mais úmida e a braquiária cresce mais verde e forte. Assim, os animais se alimentam melhor e engordam rapidamente.”

Qualidade da carne

Para ele, iniciativas de preservação como esta são benéficas para todos da cadeia, já que os animais se alimentam mais, vivem com menos stress e a consequência é uma carne bovina mais macia e com melhor qualidade no prato do consumidor. “Sabemos da importância de preservar. São atitudes simples que trazem benefícios imensos”, diz.

Para Bento, da ABCZ, a pecuária vem dando exemplos, porque muitos pecuaristas, assim como Mineiro e Borges, já fazem isso muito antes da discussão sobre a reforma do Código Florestal. “Eles são a prova de que é possível conciliar produção e preservação”, diz.

Fonte: Sou Agro

Nenhum comentário:

Postar um comentário