30 de novembro de 2011

Fenômeno La Ninã pode comprometer a safra de soja

De acordo com o boletim “Custos e Preços” divulgado nesta quarta-feira (30/11) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), eventuais dificuldades climáticas ocasionadas pelo fenômeno La Niña, podem afetar a fase do plantio da soja, o desenvolvimento dos grãos e a colheita e, dessa forma, comprometer o rendimento da cultura. Embora a chegada do período chuvoso tenha contribuído com avanço do plantio na nova safra.

Em outubro, a saca de 60 quilos de soja foi negociada a R$ 43,54 na média do mercado interno, valor similar ao praticado no mesmo mês do ano passado. No boletim, a CNA lembra que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revisou para baixo a estimativa de produção de soja no país em função da forte seca que atingiu as regiões produtoras do País. O que poderá beneficiar outros fornecedores mundiais, especialmente da América do Sul. Além da redução da oferta dos Estados Unidos, a previsão de crescimento da demanda da China por soja deve influenciar a manutenção dos preços internacionais.

O boletim também ressalta que o posicionamento da China no mercado de milho poderá determinar o ritmo dos preços do grão no mercado externo. No Brasil, as margens de rentabilidade dos produtores estão sendo sustentadas por altas consecutivas do preço do grão, mantendo-se acima dos valores praticados em igual período de 2010. Essa valorização, especialmente durante o período de colheita da segunda safra deste ano, deverá influenciar a decisão dos produtores de ampliar a área plantada com as lavouras de verão na safra 2011/2012.

A expectativa também é de aumento na área plantada da algodão no Brasil em função da boa produtividade das lavouras na safra passada e das boas cotações da fibra nos mercados interno e externo. Na avaliação da CNA, a implementação de tecnologias poderá garantir a manutenção ou até mesmo ganhos de produtividade das lavouras.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário