2 de julho de 2011

Governo federal anuncia medidas para pequenos agricultores


Os pequenos agricultores que ocuparam na manhã desta quarta, dia 29, o pátio da Receita Federal e da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, deixaram o local. O grupo aguardava o resultado de uma reunião em Brasília que tratou de medidas para o setor agrícola.
Na capital federal, representantes dos movimentos dos pequenos agricultores foram recebidos no final da manhã pela secretaria geral do governo. Foram anunciadas de três medidas para o setor.
A primeira delas é o parcelamento de dívidas de R$ 2 mil por família referente ao crédito emergencial, que poderão ser pagas em quatro vezes até 2014. Outra é a instalação de uma equipe composta por membros do governo e dos pequenos agricultores, onde deverão ser analisadas uma série de medidas para melhorar a renda da agricultura familiar. A terceira é a prorrogação de 60 dias para o pagamento de dívidas dos produtores junto ao Pronaf, o que os tira da inadimplência e permite às famílias o acesso aos benefícios do Plano Safra.
Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Elton Weber, que está em Brasília desde o início da semana em tratativas com o governo, as medidas aliviam momentaneamente as famílias, mas não resolvem a situação.
– Precisamos de um programa mais amplo para a agricultura familiar, especialmente no que se refere à assistência técnica, para que não venhamos a sofrer com a perda das lavouras devido a problemas climáticos. Isso deve evoluir a partir do dia 20, quando iremos nos reunir com o governo em Brasília – salientou.

Fonte: Zero Hora





Manejo Sanitário do Colostro (Gado Leiteiro)

Após o nascimento, o bezerro deve permanecer junto com a mãe por pelo menos 24 horas. Sabemos que o bezerro junto com a mãe, mama entre 12 a 15 vezes ao dia. Estas mamadas permitem que o colostro passe muitas vezes pelo aparelho digestivo aumentando a superfície de contato do colostro com a parede intestinal favorecendo assim a absorção de imunoglobulinas (anticorpos). Por outro lado, podemos fornecer o colostro de forma artificial oferecendo dois litros  duas vezes por dia com intervalo próximo de 12 horas. O importante é que o bezerro ingira em torno de 10% do seu peso em colostro, nas primeiras 24 horas.  O bezerro nasce sem proteção de anticorpos contra os agentes de doenças. A forma de adquirir estes anticorpos (defesa), é ingerindo o colostro. O colostro é o primeiro produto produzido pela glândula mamária no inicio da lactação, é uma  rica fonte destes anticorpos que foram produzidos nos dois últimos meses de gestação. Após o nascimento, é imperativo que o bezerro ingira o colostro o quanto antes para que ele adquira estes anticorpos. A capacidade de absorver os anticorpos fornecidos pela mãe no interior do aparelho digestivo do bezerro é aproximadamente nas primeiras 36 horas e esta capacidade de absorção tem como pico máximo entre seis e 10 horas, quando começa a diminuir gradativamente até aproximadamente 36 horas.  A partir deste ponto o colostro continua sendo um alimento muito rico e deve ser aproveitado pelo bezerro e outros do mesmo plantel que são tratados  de forma artificial, porém perde a importância como fonte de anticorpos.
De outra forma uma das funções do colostro é ajudar na primeira descarga intestinal, isto é, ajuda a expelir as primeiras fezes que é o chamado mecônio. O mecônio são fezes amarelas pegajosas de difícil eliminação portanto sendo o colostro um leve laxante vai ajudar nesta eliminação. Neste período devemos interferir somente se houver necessidade. Na maioria das vezes, esta intervenção é desnecessária. Uma das vantagens da maternidade é a possibilidade de observação do recém nascido e qualquer problema que surgir neste local facilita o socorro.
O excesso colostro pode e deve ser dado para os outros bezerros. Neste caso ele não tem função como fornecedor de anticorpos pois bezerros mais velhos perdem a capacidade de absorção dos anticorpos mas, como alimento é até mais rico que o próprio leite. É bom lembrar que como o colostro tem uma função laxativa, para fornecer aos outros bezerros o melhor é diluir em outra quantidade de leite para não causar meles de desarranjo aos bezerros mais velhos.

Fonte: Embrapa CNPGL



Nenhum comentário:

Postar um comentário